O que é Marketing Direto?

O Marketing Direto – também chamado marketing de resposta direta – é um tipo de publicidade em que as empresas comunicam diretamente com um grupo específico de clientes para publicitar um produto ou serviço.

Marketing Direto

Ao contrário da publicidade em massa, que se destina a aumentar a conscientização, o objetivo do marketing direto é que os clientes tomem medidas. Essas ações podem variar desde a inscrição numa lista de e-mails até, mais convencionalmente, a conclusão de uma compra.

Benefícios do Marketing Direto

Quando bem utilizado, o Marketing Direto pode ser uma ótima ferramenta para as marcas por muitas razões. Por um lado, permite comercializar para um grupo específico de pessoas.

Estas pessoas podem ser clientes anteriores, compradores que visitaram o seu website sem concluir uma compra, consumidores com uma necessidade específica – qualquer informação que recolha sobre os clientes pode ser usada para direcionar o Marketing Direto.

Isto também significa que as campanhas de marketing direto podem ser mais rentáveis do que a publicidade em massa. Quando aproveita uma lista direcionada e mensagens pessoais, é capaz de comercializar para clientes que já sabe que estão interessados ou têm uma necessidade que o seu produto preenche.

Como resultado, o marketing direto pode ter um ROI (Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento) maior do que a publicidade em massa.

Outro benefício do marketing de resposta direta é que pode medir o sucesso da campanha através de uma variedade de diferentes métodos de rastreamento. Maximizar estes dados pode ajudá-lo a melhorar as campanhas futuras.

4 Tipos de Marketing Direto:

O marketing de resposta direta pode assumir uma variedade de formas, e os benefícios podem variar dependendo do negócio.

Aqui estão alguns exemplos comuns de marketing de resposta direta:

1 Email marketing

Provavelmente a forma mais omnipresente de marketing direto hoje, o email marketing envolve o envio de emails para clientes passados, atuais ou potenciais com uma ação desejada em mente. Como com qualquer tática de marketing direto, precisará de criar uma lista segmentada para segmentar o alvo.

Graças ao CAN-SPAM Act, email marketing tem alguns regulamentos bastante rigorosos, incluindo opt-ins obrigatórios para listas de e-mail de marketing e a opção de cancelar a subscrição.

A personalização é um grande benefício do marketing direto, e num mar de e-mails de spam, a personalização pode ajudar suas mensagens a se destacarem. Os clientes estão mais dispostos a abrir e agir em mensagens que atendam às suas necessidades, direcioná-los pelo nome, ou conectar-se com eles de outra forma pessoal.

A recolha de informações importantes do cliente durante o processo de inscrição de e-mail, a integração da sua plataforma de CRM e email marketing podem ajudar a automatizar campanhas de email personalizadas.

2 Direct mail

Direct mail refere-se às empresas que enviam materiais promocionais diretamente aos consumidores. Direct mail é frequentemente segmentado com base na demografia ou na geografia. Embora Direct mail possa ser eficaz e barato, um dos maiores inconvenientes é que muitos consumidores podem considerá-lo correio não solicitado.

Quanto mais valor o seu correio fornece, menos provável é que seja visto como spam da vida real; considere incluir uma pequena amostra do seu produto ou oferecer um desconto especial ou promoção via correio.

3 Mensagens SMS

Também chamado de marketing SMS, alcançar potenciais clientes via SMS está se a tornar cada vez mais comum. As pessoas tendem a colar-se aos seus telemóveis, então as mensagens de texto têm uma taxa de abertura maior do que o email (98%!!).

Pode enviar códigos de desconto, direcionar tráfego para um site otimizado para mobile, ou anunciar eventos de venda através de SMS.

Algo que deve estar ciente com o Marketing SMS é que os clientes devem optar por receber textos do seu negócio. Existem plataformas que podem ajudar a automatizar o processo de opt-in, bem como o resto das suas campanhas de SMS.

4 Anúncios de display segmentados

Já alguma vez esteve a fazer compras online e navegou para um novo site para depois aparecer um anúncio do produto que estava a comprar? Esse é o redireccionamento do site, uma técnica de marketing direto que usa anúncios de exibição direcionada. O redireccionamento usa pixels ou cookies para mostrar anúncios a pessoas que visitaram ou interagiram com o seu site.

Pode levar os anúncios de exibição um passo á frente, direcionando diretamente os leads com segmentação por IP. A segmentação por IP exibe anúncios de banner para uma casa ou empresa específica com base no seu endereço IP e localização. Isso permite que alcance os clientes que você deseja onde eles já navegam online.

Quando feito corretamente, os anúncios de display segmentados podem ser extremamente económicos, pois permitem que alcance aproximadamente 100% dos seus leads com um mínimo de desperdício orçamentário.

Publicado por: direct100